Os Melhores da Qualidade – ABIC 2017

Foto: Café Editora
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) divulgou na manhã desta terça-feira (26), durante evento no Maksoud Plaza, em São Paulo, as empresas e marcas premiadas como as Melhores da Qualidade 2017. Este prêmio é conferido às marcas que se mais destacaram durante o ano no Programa de Qualidade do Café – PQC, nas categorias Tradicional, Superior e Gourmet.
Foram classificadas por nota de qualidade global as três melhores marcas de cada categoria, e no caso de desempate foi considerada a nota média de manutenção dos produtos aos longos dos doze meses, seguida da nota da última auditoria, realizada pelo Instituto Total, que gerencia os programas de certificação da ABIC. Todas as empresas participantes do PQC têm seus produtos monitorados permanentemente. Eles são coletados nos pontos de venda e analisados em laboratórios credenciados quanto à sua qualidade, de acordo com a categoria certificada. As indústrias também são auditadas periodicamente, por certificadora credenciada pela ABIC, para avaliação das instalações, condições de trabalho e de toda a linha de processo industrial, o que leva essas empresas a um verdadeiro trabalho de “Boas Práticas de Fabricação”.
Empresas e marcas premiadas – Nesta edição de 2017, foram premiadas sete empresas e nove marcas.
Na categoria Café Tradicional, em 1º lugar ficou a JDE – Jacobs Douwe Egberts BR Comercialização de Cafés Ltda., com a marca  Pelé Torrado e Moído Tradicional Vácuo, que obteve a nota de Qualidade Global (QG) de 6,0 pontos (nota média de manutenção 5,07). Em 2º lugar ficou o Grupo 3 Corações Alimentos S/A, com a marca Bangu, que obteve nota de QG  de 6,0  (nota média de manutenção 5,00 ). E em 3º lugar ficou a Torrefação Noivacolinenses Ltda., com a marca Morro Grande Orgânico, que obteve a nota de Qualidade Global de 5,9 pontos.
Na categoria Café Superior, o 1º lugar foi conquistado pela torrefadora DPS Gonçalves Ind. e Com. de Alimentos Ltda., com a marca Fraterno Grão Superior, que obteve a nota de Qualidade Global de 6,7 pontos. Em 2º lugar, ficou a Brasil Espresso Comércio Atacadista Ltda., com a marca Via Café Grão, que teve nota de Qualidade Global de  6,6 (nota média manutenção de 6,55 ). E em 3º lugar ficou a  Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda. – Cooxupé, com a marca: Terraza em Grão Pouch, com nota de Qualidade Global de  6,6 pontos (nota média de manutenção de 6,47).
Já na Categoria Gourmet o 1º e o 2º lugares foram conquistados pelo Grupo 3 Corações Alimentos S/A, respectivamente com as marcas 3 Corações Orgânico Vácuo, que obteve nota de Qualidade Global de 7,6 pontos (nota média de manutenção de 7,33), e  Santa Clara Espresso em Grão, com a nota de 7,6  pontos (nota média de  manutenção de 7,0). O 3º lugar foi conquistado pelo Café Excelsior Ltda., com a marca Excelsior Gourmet em Grão Valvulado, que obteve a nota de Qualidade Global de 7,5 pontos.

Dia Mundial do Café
Com a premiação das Melhores da Qualidade 2017, a ABIC também abriu as comemorações em torno do Dia Mundial do Café, celebrado em 1º de outubro. A data foi criada em 2015 pela OIC – Organização Internacional do Café com o objetivo de promover a cultura e a tradição histórica do grão em todos os países produtores e consumidores.
Fonte site ABIC