Minas Gerais vai receber este ano um dos principais eventos da cafeicultura mundial. Lançada nesta terça-feira (26/3), a Semana Internacional do Café, que será realizada entre os dias 9 e 13 de setembro deste ano, vai agregar também o 8º Espaço Café Brasil e a Reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC).
Segundo Roberto Simões, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), trata-se de um importante momento para promover a cafeicultura do país. “Nossa cafeicultura começa a buscar melhoria na qualidade, agregando tecnologia e bons profissionais, o que traz um melhor preço para o produto. Além disso, a produção passa por certa dificuldade em relação ao café arábica e a feira promove essa grande promoção e divulga o nosso café. Temos qualidade, precisamos que o mundo saiba disso”, disse.
Simões também comentou os preços do café arábica no mercado que, segundo ele, estão abaixo do que deveria ser o mínimo. Nesta quinta-feira (28/3), o Conselho Monetário Nacional (CMN) deve votar a proposta de aumento do preço mínimo do café dos atuais R$ 261,69 para R$ 340 a saca de 60 quilos. “Se este valor não for aprovado aí podemos enfrentar alguns problemas este ano”. Ele diz que não há razão para os baixos preços já que tudo tem corrido como esperado no setor e que a correção e opções de compra devem trazer alguma reação para o mercado do grão.
Comentários
Postar um comentário