ESTRADAS,DEFICIÊNCIAS E BUROCRACIA


O gargalo da logística brasileira para o transporte de grãos também é motivo de preocupação por parte dos deputados e senadores no Congresso Nacional. Independente do partido, os parlamentares concordam que a logística prejudica o desempenho do agronegócio, segmento responsável por um terço das riquezas geradas pelo país. Com 80% das cargas transportadas em rodovias, em sua maioria sem acostamento e esburacadas, a competitividade do setor é posta em risco.

Uma comissão de parlamentares vai viajar para a China no mês que vem na tentativa de atrair investimentos externos para melhorar a infraestrutura no país.
– Nosso custo é muito alto por falta de ferrovias, por falta de hidrovias, por falta de infraestrutura nos portos. Esperamos que o Congresso, em conjunto com o governo federal, procurando empreendedores externos, possa fazer frente a essa falta de infraestrutura. A curto prazo, infelizmente, vamos sofrer muito ainda porque, em cima de caminhões só de rodovias, nós não podemos ser competitivos

Entre as prioridades do Congresso Nacional, está a aprovação da MP dos Portos, que pretende ampliar o número de terminais com capital privado. 
– Nós estamos aqui brigando, discutindo essa Medida Provisória dos Portos e outras questões relacionadas a isso. Nós votamos emendas do orçamento para armazenagem, para melhoria genética, para Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Só que o dinheiro fica contingenciado pelo governo e não libera. A maior parte das emendas são estradas e isso ajudaria muito a melhorar os custos para a produção
Para Matos, ex-presidente da Comissão de Agricultura, também é dever do Congresso pressionar e cobrar do governo ações efetivas para alavancar a logística no país.
– Nós fazemos a pressão e fazemos obstrução de determinadas matérias para forçar o governo a agilizar. Normalmente nós aprovamos medidas provisórias, aprovamos o orçamento, mas na hora de executar, não se executa. 

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