Conab fará leilão apenas de prêmios para equalizar preço do trigo


Resultado de imagem para conabCompanhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza pela a sétima etapa de leilão de prêmios para apoiar o escoamento da safra de trigo, a fim de assegurar aos produtores receber pelo menos o preço mínimo de garantia oficial de R$ 644/saca.
A novidade é que diferente das etapas anteriores, desta vez não serão ofertados prêmios de escoamento (PEP), destinado a subsidiar a compra do trigo por parte dos moinhos, tradings, indústrias de rações e comerciantes, que tem que comprovar o pagamento do preço mínimo ao produtos e o venda para fora das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A Conab realiza apenas um leilão de prêmios para equalização de preços pago ao produtor ou sua cooperativa (Pepro), que tem que comprovar a venda por valor acima do preço mínimo. A empresa oferta apoio para escoamento de 70 mil toneladas do Rio Grande. O leilão da semana passada ainda contou com o Paraná. Santa Catarina já havia ficado de fora.
Na série de leilões que começou no mês passado, a Conab já ofertou apoio para escoamento de 1,64 milhão de toneladas de trigo e houve demanda para 746,3 mil toneladas. A maior procura foi pelo Pepro, com arremate de apoio para escoamento de 649,7 mil toneladas, das 1,121 mil toneladas ofertadas. No caso do PEP houve interesse por 96,5 mil toneladas do apoio à comercialização ofertado para 519,5 mil toneladas.

Comentários