Tecnoshow Comigo 2014 começa no dia 7 de abril em Rio Verde

Consolidada como uma das principais feiras de tecnologia rural do Brasil, sendo a maior do Centro-Oeste, aTECNOSHOW COMIGO 2014 terá início na segunda-feira, 7 de abril, a partir das 9h30, no auditório 1 do Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO). São aguardadas na solenidade de abertura as presenças do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, do governador de Goiás, Marconi Perillo, do prefeito de Rio Verde, Juraci Martins, demais autoridades, produtores rurais, estudantes, imprensa, entre outros.


Em sua 13ª edição, a feira de tecnologia rural deve superar o volume de negociações do ano passado - quando o evento registrou R$ 900 milhões - e receber mais de 90 mil visitantes. Com investimentos da ordem de R$ 550 mil em melhorias na estrutura do CTC, a feira terá mais de 520 empresas como expositoras, marcando presença em uma área de 60 hectares.
A programação da TECNOSHOW, que envolve palestras, dinâmicas de pecuária e de máquinas, exposição de animais, de produtos e serviços, oferecerá aos visitantes de diversas regiões do Brasil o que há de mais moderno em tecnologia rural e inovação para a agropecuária, além de demonstração de resultados de pesquisas e apresentações para ampliar o conhecimento técnico de produtores rurais, profissionais da área, estudantes, entre outros.  “A TECNOSHOW COMIGO é uma referência na geração e difusão de tecnologias rurais. O público que visita a feira sabe da magnitude do evento e comparece porque entende que encontrará o que existe de mais moderno para sua atividade. O cenário é de otimismo para 2014”, destaca o presidente da COMIGO, Antonio Chavaglia.
Atividades
Estão previstas mais de 100 palestras e dinâmicas (de máquinas e pecuária) em espaços como auditórios, Casa da Embrapa e áreas de demonstrações. Os temas e apresentações vão ser desenvolvidos por renomados especialistas e profissionais do agronegócio brasileiro.
No CTC, o público poderá conhecer e adquirir produtos e serviços direcionados ao agronegócio de expositores de insumos agrícolas, máquinas, equipamentos e veículos (colheitadeiras, tratores, pulverizadores, plantadeiras, caminhões etc), animais, artesanatos, alimentação, instituições financeiras, de aeronaves, além de obter informações sobre trabalhos de instituições de pesquisa e ensino, entidades e órgãos públicos, agricultura familiar, e acompanhar experimentos em uma área de 40 mil metros quadrados de plots agrícolas, com inovações no manejo de pragas e doenças, lançamento de cultivares, entre outros.
Segundo o engenheiro agrônomo e gerente de geração e difusão de tecnologia do CTC, Carlos César Evangelista de Menezes, a COMIGO está conduzindo vários trabalhos, que serão apresentados na feira e direcionados para atender demandas dos produtores e técnicos. “Neste ano, por exemplo, a demanda do momento é o manejo e controle da Helicoverpa armigera. Estamos estabelecendo estratégias de controle junto com o pessoal da Embrapa e UniRV para posicionar qual é o melhor manejo da praga. É uma pesquisa que será demonstrada no plot agrícola da COMIGO na TECNOSHOW”.
A feira terá dinâmicas de pecuária (manejos e nutrição), doma racional de equinos, apresentação de rédeas, Circuito Ambiental, Dia do Meio Ambiente, distribuição de mudas nativas do Cerrado, entrega do 7º Prêmio de Gestão Ambiental Rural COMIGO, exposição de animais de excelente genética – bovinos de corte e leite, equinos, muares e ovinos -, espaços para descanso, restaurantes (8 mil refeições por dia), estacionamentos para 3.500 veículos/ônibus.
Infraestrutura
O Centro Tecnológico COMIGO recebeu melhorias para deixar a estrutura mais confortável, prática e moderna aos expositores e visitantes. Entre as novidades estão a construção e readequação de banheiros, pavimentação de cerca de 2 mil quadrados de ruas, aquisição de novos transformadores para a rede elétrica e ampliação da capacidade de internet (150 MB), com oito torres distribuídas na feira para garantir melhor sinal e acessibilidade.

Comentários